Introdução ao pensamento de Walter Benjamin

CURSO MINISTRADO POR: Alessandra Affortunati Martins

VAGAS: Fora

CARGA HORÁRIA: 8h

DIAS DO CURSO: 07, 08, 09 e 10/02/2022 - 19h

 

O curso é uma apresentação panorâmica da obra de Walter Benjamin para aqueles que pretendem aproximar-se de sua filosofia.

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Ementa do Curso

O curso é uma apresentação panorâmica da obra de Walter Benjamin para aqueles que pretendem aproximar-se de sua filosofia. Serão quatro aulas divididas em quatro diferentes eixos de estudo: 1) Os textos de juventude e a questão da linguagem; 2) Epistemologia da descontinuidade: alegoria e melancolia na modernidade; 3) O materialismo-dialético de Walter Benjamin, a crítica de arte e as produções artísticas pós-auráticas; 4) As teses sobre o conceito de história nos anos de catástrofe europeia.

1. AULA

 Trata-se de mapear conceitos dos seguintes textos de juventude:

  • Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem
  • A tarefa do tradutor
  • Dois poemas de Friedrich Hölderlin
  • Fragmento teológico-político
  • Destino e caráter

2. AULA

Trata-se de analisar detidamente o importante prefácio da obra Origem do drama barroco alemão e tratar os principais tópicos desta obra:

  • O príncipe nos dramas barrocos em contraposição aos heróis trágicos
  • Alegoria e ruínas em contraposição ao símbolo
  • Melancolia
  • O caráter de criatura do soberano

3. AULA

Além do conceito de aura tal como exposto em A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica, trata-se de mostrar dois métodos críticos para análises artísticas estabelecidos por Walter Benjamin:

  • O exposto em As afinidades eletivas de Goethe
  • Outro apresentado nos Ensaios sobre Brecht.

 4. AULA

O panorama da situação europeia nazifascista será traçado a partir de dois textos de Walter Benjamin: Teorias do fascismo alemão e O autor como produtor. Após esse mapa, veremos detidamente algumas teses sobre o conceito de história e a análise geral desses fragmentos decisivos na obra benjaminiana.

  • Fascismo e técnica
  • Obras de arte antifascistas
  • O tempo messiânico e a revolução

Bibliografia básica que poderá ser complementada:

Barrento, J. (2013). Limiares sobre Walter Benjamin. Florianópolis: Editora UFSC.

Benjamin, W. (1916). Trauerspiel und Tragödie. In Walter _______. Gesammelte Schriften II-1, Herausgegeben von Rolf Tiedemann und Hermann Schweppenhäuser. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1991.

______. (1919). Destino e caráter. In Walter Benjamin. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.

______. A tarefa do tradutor. In: Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.

______. Fragmento teológico-político. In Walter Benjamin. O anjo da história. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

______. Dois poemas de Friedrich Hölderlin. In Walter Benjamin. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.

______. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

______. Ensaios reunidos sobre Goethe. São Paulo: Editora 34, 2009.

______. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

______. (1930) E. T. A. Hoffmann e Oskar Panizza. In: O capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.

______. (1921) O capitalismo como religião. Op. Cit. ______.

______. (1930a) Teorias do fascismo alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

______. (1930b) Teorias do fascismo alemão. In: Obras escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.

______. (1933) Experiência e pobreza. Op. cit.

______. (1936) O narrador. Op. cit.

______. (1940) Sobre o conceito de história. In: LÖWY, W. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

______. Passagens. Belo Horizonte: UFMG & Imprensa Oficial, 2006.

______. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem do homem. In: Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Editora 34, 2011.

______. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boitempo, 2017.

Bretas, A. Fantasmagorias da modernidade. São Paulo: Editora Unifesp, 2017.

Chaves, E. “Mito e política: notas sobre o conceito de destino no “jovem” Benjamin”. In:  Trans/Form/Ação, São Paulo, 17: 1 5-30, 1 994

Gagnebin, J-M. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2014.

________ Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

Löwy, M. Judeus heterodoxos: messianismo, romantismo e utopia. São Paulo: Perspectiva, 2012.

_____. Walter Benjamin: aviso de incêndio. São Paulo: Boitempo, 2005.

Mate, R. Meia noite na história. Vale do Rio dos Sinos: Unisinos, 2011.

Matos, O. C. F. Benjaminianas. São Paulo: Unesp, 2010.

______. Os arcanos do inteiramente outro. São Paulo: Brasiliense, 1989.

Menninghaus, W. (1995). Walter Benjamins Theorie der Sprachmagie. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

Muricy, K. Alegorias da dialética. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.

Seligmann-Silva, M. Ler o livro do mundo. São Paulo: Iluminuras, 1994

_______. Sobre o conceito de história: edição crítica. São Paulo: Alameda, 2020.

Weigel, S. Die Kreatur, das Heilige, die Bilder. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 2008.

 

+ Aspectos técnicos

As aulas serão transmitidas pelo Google Meet. As instruções para o acesso serão enviadas por e-mail dois dias antes do início do curso. Se você se inscrever nos últimos momentos, receberá essas instruções no dia da primeira aula.

Nossas aulas são transmitidas ao vivo, mas são também gravadas e podem ser assistidas posteriormente. Os links dos vídeos ficam ativos por 30 dias corridos a partir do fim do curso. Oferecemos certificado apenas para quem tiver 75% de presença nas aulas ao vivo.

Para mais informações: [email protected]

 

Ministrado por

Alessandra Affortunati Martins

Psicanalista e pesquisadora de pós-doutorado pelo departamento de filosofia da FFLCH-USP (bolsa FAPESP). É psicóloga (PUC-SP), bacharel em filosofia (FFLCH-USP), doutora em Psicologia Social (IP-USP) com estágio no Zentrum für Literatur und Kulturforchung (ZfL). Autora do livro “Sublimação e Unheimliche” (Casa do Psicólogo, 2016 – no prelo).

Aulas

AULA 1
Data: 07/02/2022
Horário: das 19h às 21h

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AULA 2
Data: 08/02/2022
Horário: das 19h às 21h

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AULA 3
Data: 09/02/2022
Horário: das 19h às 21h

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AULA 4
Data: 10/02/2022
Horário: das 19h às 21h